Página inicial > Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

Publicado: Sexta, 18 de Janeiro de 2019, 18h15 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 11h37

1) O que é necessário para efetuar o cadastro na Biblioteca?

Para efetuar o cadastro na Biblioteca é necessário:

=> Pertencer a comunidade Ufraniana do campus de Capitão Poço através de uma das categorias: discente, docente e técnicos administrativos.

1 Passo 1: Faça o login no SIGAA;

2 Passo 2: Após realizar o login, procure biblioteca na aba lateral superior, ao encontrar clique e escolha a primeira opção: "Cadastrar para utilizar os serviços da biblioteca";

3 Passo: Clique na opção: "declaro que li e concordo com Termo de Responsabilidade de adesão as Biblioteca UFRA", em seguida clique em iniciar cadastro;

4 Passo: Será necessário criar uma senha numérica para liberar o acesso a biblioteca, a senha deve conter no minímo 6 números, você irá cria-la digitando na primenra caixa de preenchimento e na caixa de preenchimento abaixo repetir a mesma senha, por último para validar o seu cadastro e criação de senha insira a senha que você utiliza para acessar o SIGAA.

5 Passo: Se tudo ocorrer corretamente, irá aparecer a seguinte mensagem: "Usuário cadastrado par utilizar os das bibliotecas do sistema."

Obs: Insira uma foto, de rosto, no perfil do SIGAA.

2) Quantos livros posso emprestar e por quanto tempo?

Discentes

• Até 3 livros por 07 dias, podendo renovar uma única vez por igual período.

Docentes e servidores técnico-administrativos

• Até 4 livros por 10 dias, podendo renovar uma única vez por igual período.

3) Qual a penalidade em caso de atraso na devolução do material?

O usuário que devolver o material emprestado com atraso será aplicada a suspensão de empréstimo pelo dobro de dias em atraso.

4) Como devo proceder em caso de perdas, extravio ou roubo de material da biblioteca sob minha responsabilidade?

Deverá substituir o material por outro exemplar com edição igual ou superior ou ainda por exemplar similar em caso de obra esgotada.

5) Como faço para pesquisar os livros na biblioteca?

A pesquisa pode ser realizada por meio do Sistema SIGAA, onde constam todas as informações do acevo bibliográfico.

6) O que é Ficha Catalográfica?

A Ficha Catalográfica é um elemento obrigatório que deve constar nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s), além de outros materiais bibliográficos, tais como: livros,  Dissertações e Teses. Nela constam informações sobre a publicação, como: autor, título, local, data, assunto, número de folhas, classificação, etc. Para solicitar a elaboração de Ficha Catalográfica, os usuários devem enviar e-mail para: bibliotecaufracapitaopoco@gmail.com informando os seguintes: autor (es), título, orientador, número de folhas, data da aprovação e local, além de anexar o resumo.

7)O que é o Portal da Capes?

É uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

8)Como posso ter acesso ao Portal da Capes?

Pode ser realizado através do endereço eletrônico http://www.periodicos.capes.gov.br.  O acesso pode ser local ou remotamente, sendo o primeiro nas dependências da biblioteca e o acesso remoto é feito por meio da CaFe.

9)O que é CaFe?

A CAFe é um serviço que permite o acesso remoto ao Portal de Periódicos. Por meio desse serviço, o usuário pode acessar os conteúdos disponíveis no acervo da biblioteca virtual da CAPES de qualquer lugar, basta estar conectado à internet. Os interessados em utilizar a CAFe devem procurar a biblioteca ou o setor de TI da instituição à qual estão vinculados.

10)Como posso ter acesso a CaFe?

Você terá acesso remoto por meio do login com o e-mail e senha  do Sigaa.