Perguntas frequentes

Publicado: Sexta, 18 de Janeiro de 2019, 18h15 | Última atualização em Terça, 29 de Janeiro de 2019, 13h42 | Acessos: 62

O que é necessário para efetuar o cadastro na Biblioteca?

Para efetuar o cadastro na Biblioteca é necessário:

• Pertencer a comunidade Ufraniana do campus de Capitão Poço através de uma das categorias: discente, docente e técnicos administrativos.

Para os Discentes é necessário:

• Preencher a Ficha Cadastral
  • 01 (uma) Foto 3 x4
  • Comprovante de matrícula ou declaração de vínculo fornecido pela coordenação.

Docentes e servidores técnico-administrativos:

• Preencher a Ficha Cadastral
  • 01 (uma) Foto 3 x4
  • Identificação Funcional

Quantos livros posso emprestar e por quanto tempo?

Discentes

• Até 3 livros por 07 dias, podendo renovar uma única vez por igual período.

Docentes e servidores técnico-administrativos

• Até 4 livros por 10 dias, podendo renovar uma única vez por igual período.

Qual a penalidade em caso de atraso na devolução do material?

O usuário que devolver o material emprestado com atraso será aplicada a suspensão de empréstimo pelo dobro de dias em atraso.

Como devo proceder em caso de perdas, extravio ou roubo de material da biblioteca sob minha responsabilidade?

Deverá substituir o material por outro exemplar com edição igual ou superior ou ainda por exemplar similar em caso de obra esgotada.

Como faço para pesquisar os livros na biblioteca?

A pesquisa pode ser realizada por meio do Sistema Gnuteca on line (http://www.bc.ufra.edu.br/), onde constam todas as informações do acevo bibliográfico.

O que é Ficha Catalográfica?

A Ficha Catalográfica é um elemento obrigatório que deve constar nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s), além de outros materiais bibliográficos, tais como: livros,  Dissertações e Teses. Nela constam informações sobre a publicação, como: autor, título, local, data, assunto, número de folhas, classificação, etc. Para solicitar a elaboração de Ficha Catalográfica, os usuários devem enviar e-mail para: bibliotecaufracapitaopoco@gmail.com informando os seguintes: autor (es), título, orientador, número de folhas, data da aprovação e local, além de anexar o resumo.

O que é o Portal da Capes?

É uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Como posso ter acesso ao Portal da Capes?

Pode ser realizado através do endereço eletrônico http://www.periodicos.capes.gov.br.  O acesso pode ser local ou remotamente, sendo o primeiro nas dependências da biblioteca e o acesso remoto é feito por meio da CaFe.

O que é CaFe?

A CAFe é um serviço que permite o acesso remoto ao Portal de Periódicos. Por meio desse serviço, o usuário pode acessar os conteúdos disponíveis no acervo da biblioteca virtual da CAPES de qualquer lugar, basta estar conectado à internet. Os interessados em utilizar a CAFe devem procurar a biblioteca ou o setor de TI da instituição à qual estão vinculados.

Como posso ter acesso a CaFe?

Você terá acesso remoto por meio do login com o e-mail do Sigaa.